Grupo Limiar retoma Ciclo de Estudos

26/07/2024

O ciclo de estudos do livro "Vigiar e Punir" será retomado pelo grupo Limiar no dia 26 de julho. A trajetória foucaultiana será revisitada nesse ciclo, escapando da análise do poder sob o esquema da soberania e propondo, em vez disso, uma abordagem genealógica. Ao se desviar dessa análise das relações mediadas pela soberania, a perspectiva hobbesiana do contrato social será suspensa por Foucault.

Os encontros serão realizados remotamente via Google Meet quinzenalmente, sempre às sextas-feiras entre 15h e 16h30 (Horário de Brasília). O calendário de reuniões pode ser conferido aqui.

Os encontros do grupo Limiar foram paralisados em apoio à greve dos professores e técnicos, uma demanda justa e necessária. A greve dos professores na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi encerrada após 41 dias, depois de uma assembleia geral realizada pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat). O fim da greve foi decidido com a maioria dos votos a favor e apenas três contrários.