Da filosofia ao Jornalismo
A professora doutora Tatiana Carilly abrirá, nesta segunda-feira (27.05), a série de conferências da 2ª edição do Workshop Estudos de Linguagem – O Sujeito do Presente: A Potência da Vida. Ela é autora do livro "O Saber do Jornalismo", obra na qual ela desafia a autoridade e a vontade de poder. Sua palestra, intitulada "Da Filosofia ao Jornalismo", será ministrada às 19h.
O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa Limiar, vai estimular os participantes a refletirem, com base em Michel Foucault, sobre a constituição histórica do saber jornalístico e as condições de possibilidade para uma nova formação profissional.
Em "O Saber do Jornalismo", Tatiana Carilly explora a história do jornalismo através da genealogia foucaultiana, revelando como o campo jornalístico foi tanto causa quanto efeito das relações de saber-poder da modernidade.
Na conferência, Tatiana proporá um jornalismo que incorpore a coragem da verdade e a radicalidade da alteridade, resistindo às seduções tecnológicas. Trata-se de um convite à crítica, à transformação do mundo e à valorização da potência da vida.