A jornalista e professora Lisiane Machado Aguiar debate o tema “Da epistemologia ao saber comunicacional”

11/06/2024

Lisiane Aguiar possui doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolveu a tese Normalizações do saber-poder metodológico no campo da comunicação: por um étodo da diferença nos processos institucionais de produção de conhecimento científico.

A pesquisadora investigou durante o doutoramento os processos micropolíticos de produção de conhecimento acadêmico científico, que normalizam as práticas metodológicas nos Programas de Pós-graduação em Comunicação stricto sensu, avaliados pela Capes e reconhecidos pelo Ministério da Educação. Com base nos autores Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jacques Derrida, ela problematizou o saber e poder, principalmente, olhando para a questão micropolítica e pensando a metodologia de pesquisa não como uma aplicação, mas como uma reivindicação ética e de criação.

Atualmente, Lisiane é professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima, com área de concentração em Comunicação, Territorialidades e Saberes Amazônicos. Nos últimos anos, tem refletido e pesquisado a necessidade de "descolonizar" o território das metodologias no estudo dos saberes amazônicos e indígenas. Integrando a autora indiana Gayatri Spivak e a boliviana Silvia Cusicanqui aos seus estudos, tem refletido sobre as territorialidades e a comunicação.