História da sexualidade: As confissões da carne

O ciclo de estudos sobre o volume quatro da História da Sexualidade, de Michel Foucault, explora as análises do autor sobre como o cristianismo primitivo influenciou as práticas de autoconhecimento e disciplina sexual. Este volume, escrito nos anos 1980 e lançado recentemente, examina as transformações nas concepções de desejo e conduta, propondo um novo regime de comportamento baseado na introspecção e na penitência.

Ao abordar o surgimento de uma moral cristã que impôs novas regras de conduta, Foucault revisita elementos estóicos presentes nas doutrinas da época, destacando a centralidade do corpo e da alma como alvos de disciplina. Esse ciclo de estudos propõe uma abordagem genealógica, seguindo o método foucaultiano, que aponta como essas práticas foram se cristalizando no cristianismo, alterando significativamente a forma de entender o corpo e o desejo.

Os encontros desse ciclo de estudos ocorrem de maneira remota, via Google Meet, quinzenalmente às quintas-feiras, às 20h30 (horário de Brasília) e 19h30 (horário de Cuiabá - MT).