Curso Livre Análise de Discurso - 2019
Reconhecida como um setor de pesquisa no campo da comunicação desde os anos 80, a acolhida da AD pelo campo da Comunicação está associada à própria história dos paradigmas que sustentaram este campo.
Em grande medida, temos as escolas semióticas fundadas por Saussure e Peirce e seus sucessores, inspirando os modelos comunicacionais. Apesar das diferenças, é possível afirmar que os estudos simultâneos de Pierce e Saussure, em continentes diferentes e sem contato direto entre os autores, são evidências de condições teóricas de produção que ultrapassam os limites geográficos.
Neste momento, trata-se de descrever o desenvolvimento de uma perspectiva ligada a Saussure, tendo em vista as relações estabelecidas com este pensador por Pêcheux.
Na genealogia do pensamento comunicacional, de maneira bem ampla, temos as perspectivas fundadoras - funcionalistas e críticas.
De um lado, inspirados pelo modelo matemático da informação, os funcionalistas concentram esforços na pesquisa sobre as mensagens e seus efeitos. Quem? Diz? O que? Em que canal? E com que efeitos? Eram os questionamentos gerais da busca pela mensagem perfeita, da adequação das mensagens para os efeitos desejados.