Ciclos de Estudos
O grupo Limiar promove anulmente ciclos de estudos abordando diferentes temáticas. Nesse contexto, a obra de Michel Foucault ganha destaque.
H´á mais de uma década, o tema da subjetivação se impôs. No primeiro curso de extensão, os processos e modos de subjetivação a partir de Foucault foram estudados e ao longo do tempo outros autores foram mobilizados em diálogo com as questões da atualidade, entre eles Deleuze, Guattari, Nietzsche, Latour, entre outros.
A questão que atravessa os diferentes ciclos, as pesquisas e as leituras dos membros é como alguém se torna o que é. Em síntese, a questão do sujeito é a linha condutora das problematizações do grupo.
Os ciclos de estudos realizados pelo Limiar são um espaço de “reflexão crítica”, “reflexão sobre prática ou não prática” que possibilitam a emergência de sujeitos em diferentes momentos históricos. As leituras realizadas convidam os pesquisadores a olhar para o mundo e tornar manifesto o que exato se mostra aos olhos, decifrar o que claramente se desvela à percepção, em poucas palavras: tornar visível o que precisamente é visível. Em outros momentos, o pensamento é direcionado para o menor, como agenciamentos em torno das sexualidades periféricas; jogos de verdade que estruturam a experiência psicológica de si e os testemunhos; da morte assistida como uma ferramenta para lidar com as questões do cotidiano; as questões de gênero, com um olhar atento para as questões trans e, para o corpo, marcado por tudo aquilo que o constrange ou o potencializa.
Partimos da convicção de que o mundo não tem sentidos apriorísticos, mas é na troca com o outro e com o mundo é que significamos a vida e seus desdobramentos. Acreditamos que a linguagem não é só uma forma de representar a vida, mas também uma forma de produzir modos de vida. O clico de estudos é um espaço comum onde os integrantes e convidados partilham o pensamento.